Cultura

Porto acolhe um dos maiores concursos de piano do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_piano.jpg

Miguel Nogueira

Um dos maiores e mais antigos concursos internacionais de música realizado em Portugal vai juntar, entre os dias 11 e 17 de julho, os melhores talentos de piano de todo o mundo na cidade do Porto.

A 24.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília – organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro e apoiado pela Câmara do Porto – conta com a participação de pianistas dos cinco aos 32 anos, vindos de mais de 19 países, como China, Israel, Ucrânia, Coreia do Sul, Japão e também Portugal.

Numa primeira fase, o júri – composto por especialistas nacionais e internacionais do mundo da música e do piano – fez uma avaliação dos mais de 160 candidatos, numa edição recorde de participantes. Destes, foram selecionados 36 jovens pianistas, que estarão na Casa da Música para as várias eliminatórias.

Entre os dias 11, 12 e 13 realizam-se as provas para apurar os três finalistas que, no domingo, dia 17 de julho, sobem a palco para o Concerto Final, onde cada pianista é acompanhado, durante a sua prova, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira. Com início marcado para as 18 horas, o espetáculo é aberto ao público e realiza-se na Sala Suggia da Casa da Música.

Além de um prémio monetário de 20 mil euros, o primeiro lugar terá oportunidade de publicar um CD e de participar em recitais e festivais de música em Portugal, França e Espanha.

Maratona de Piano na Reitoria da Universidade do Porto

No dia 16 de julho, sábado, é promovida a Maratona de Piano Santa Cecília ao longo de 12 horas, entre as 11 e as 23 horas, na Reitoria da Universidade do Porto. São 12 horas de piano em "non-stop", com entrada livre e gratuita.

Organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro, o Concurso Internacional de Santa Cecília reúne, anualmente, mais de 100 músicos entre os cinco e os 32 anos, vindos de todo o mundo. Os jovens participantes são organizados em duas categorias: o SCIC Juniores, com pianistas até aos 18 anos e o SCIC Principal, até aos 32 anos.

No total, o Concurso oferece mais de 20 mil euros em prémios e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas, a nível nacional e internacional. O objetivo é proporcionar uma “rampa” de lançamento de jovens talento além-fronteiras. Recentemente, o Concurso Internacional Santa Cecilia tornou-se membro do World Federation of International Music Competitions.