Desporto

Porto acolhe mais um Torneio internacional de ténis em cadeira de rodas

  • Notícia

    Notícia

Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube de Ténis do Porto acolhe o Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas. A prova, com arranque nesta segunda-feira e disputada até ao dia de amanhã, quarta-feira, junta 16 atletas de 10 nacionalidades, entre eles tenistas do top-50 do ranking mundial. A vereadora Catarina Araújo marcou presença numa das partidas realizada neste segundo dia do evento.

Ao longo de três dias, a cidade do Porto é palco para mais uma edição do ITF Future Series Weelchair International Tournament, uma competição composta por cinco mil dólares em prémios monetários, que reúne alguns dos principais nomes da hierarquia mundial na modalidade.

O torneio, que está a ser disputado, uma vez mais, nos courts do Clube de Ténis do Porto, conta com a presença de figuras de destaque, como o austríaco Nicolas Langmann, atual 34.º do ranking mundial, o brasileiro Gustavo Carneiro, 37.º da mesma lista, e o holandês Carlos Anker, em 38.º lugar. O evento recebe ainda os experientes tenistas italianos Luca Arca e Silviu Culea, bem como o grego Stefanos Diamantis ou o francês Nicolas Charrier.

A representação nacional está ao cargo dos principais jogadores a atuar em Portugal, caso de Jean Paul Melo, em 131.º lugar da tabela mundial; o atual campeão nacional, Carlos Leitão, em 136.º; e ainda João Couceiro, 272.º.

A vereadora com o pelouro da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, esteve, nesta manhã, a acompanhar uma das partidas do campeonato, disputada pelo atual campeão nacional, onde reforçou a preocupação do município com a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência "nas várias áreas das suas competências", não podendo por isso deixar de, "pelo terceiro ano consecutivo, associar-se e apoiar este evento internacional, aquele que é para nós um evento de referência do ténis de cadeira de rodas; e a promoção do desporto adaptado que é também uma das missões da [empresa municipal] Ágora".

Dadas as circunstâncias relacionadas com o atual panorama pandémico, Catarina Araújo destacou ainda a "excelência da organização, a segurança e o conforto" proporcionados no local pelo clube de ténis da cidade, salvaguardando a adoção de todas as medidas restritivas emanadas pela Direção-Geral da Saúde e o bem-estar de todos os intervenientes.

Inscrito no calendário da Federação Internacional de Ténis, o torneio é organizado pelo Clube de Ténis do Porto e conta com os apoios da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, e da Federação Portuguesa de Ténis.