Turismo

Porto acolhe congresso nacional das agências de viagem e turismo em 2023

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O 48.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai decorrer, em 2023, no Porto. É a terceira vez que o município recebe este evento depois de um interregno de 22 anos.

O anúncio foi feito pelo presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, durante o jantar de gala do 47.º congresso da associação, que decorreu em Ponta Delgada, São Miguel (Açores), oferecido pela Câmara Municipal do Porto. Em representação do Município, em nome da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, esteve o seu adjunto, Luís Archer, e a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Fátima Santos.

O testemunho foi passado durante a cerimónia, onde uma artista local preparou uma tela que continha os símbolos de ambas as regiões, dando cor e harmonia ao jantar na perfeita simbiose entre os Açores e o Porto.

O regresso da reunião magna do turismo à cidade, 22 anos depois, merece, por parte do Município do Porto, todo o apoio. “A cidade do Porto vai receber com muita satisfação e responsabilidade o 48.º Congresso da APAVT”, afirmou Luís Archer, citado pela Lusa, frisando que será “a terceira vez que o município recebe este evento”.

O adjunto da vereadora do Turismo e Internacionalização lembrou que, “com o passar dos anos, a APAVT soube reinventar-se e soube contribuir para o sucesso admirável do turismo em Portugal e também, obviamente, para levar milhões de portugueses a todos os cantos do mundo”. “É, portanto, com enorme sentido de responsabilidade que recebemos esta passagem de testemunho que a APAVT e a cidade de Ponta Delgada nos transmitem”, acrescentou.

Oportunidade para promover a cidade

Também o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte congratulou-se com a escolha. “Esta direção, em conjunto com os seus associados - um deles o Município do Porto - tudo fez para voltar a ter este congresso numa região que o merece, que tem trabalhado para o merecer e tem crescido”, afirmou Luís Pedro Martins.

O principal fórum de debate turístico nacional reúne, todos os anos, os principais profissionais dos vários setores da atividade turística. Este é o momento que beneficiam da oportunidade para discutir assuntos de elevado interesse para o turismo nacional, convidando especialistas da área para alinhar novas estratégias.

A realização do Congresso da APAVT é uma oportunidade para as várias entidades promoverem os seus produtos, criar novas parcerias e sinergias para alavancar o negócio, assim como também é ainda conhecido como um importante motor no aumento do fluxo de turistas portugueses pós-congresso.