Sociedade

Porto acolhe a partir de hoje o Congresso Internacional de Cidades Criativas

  • Notícia

    Notícia

#mno_regiao_criativa_03.jpg

Depois de já ter passado por Madrid (2009, 2011 e 2016) e Campinas, Brasil (2013), cabe agora à cidade do Porto acolher, entre hoje e sexta-feira, a quinta edição do Congresso Internacional de Cidades Criativas.


Esta edição, que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), pretende dar continuidade a um debate multidisciplinar e multicultural que, sob este formato, existe desde 2009 e que tem envolvido participantes e assistentes de todo o mundo, apresentando e discutindo perspetivas e soluções inovadoras para os desafios próprios de uma cidade.


O evento dará a conhecer ações inovadoras protagonizadas dentro das pequenas e grandes cidades mundiais por diferentes tipos de agentes (públicos, privados, governamentais, não-governamentais, empresas, universidades, indivíduos ou coletividades).


De acordo com a organização, Cidades Criativas 2017 pretende ser um espaço de apresentação, discussão, partilha de conhecimentos e experiências no âmbito das soluções criativas e inovadoras para o espaço urbano. E é nesse contexto que o Porto se assumirá como o centro deste intercâmbio científico.


Congregando perspetivas científicas, artísticas, filosóficas, políticas ou antropológicas (entre outras), procedentes de vários contextos e culturas, o certame tem como principal objetivo principal a criação de condições ideais para uma indagação transversal, original e profícua do papel da cidade na vida humana.


O V Congresso Internacional de Cidades Criativas é uma organização da Associação Científica ICONO14 (Espanha), em parceria com a Universidad Complutense de Madrid e com a UNICAMP, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" e a Associação Científica ICONO14, tendo o apoio da Câmara do Porto.