Inovação

Porto acolhe a maior academia de empreendedorismo e inovação do mundo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Porto vai acolher, até 2026, a European Innovation Academy (EIA), o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo. Um projeto conjunto da Universidade do Porto e Câmara do Porto, através da iniciativa municipal ScaleUp Porto, com o apoio de alguns parceiros privados.

A primeira edição realiza-se de 17 de julho a 5 de agosto de 2022, nas faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto, juntando mais de 500 estudantes, de mais de 120 universidades internacionais, acompanhados por 100 mentores e oradores de todo o mundo.

“Tem sido propósito deste Executivo dotar a cidade de ferramentas inovadoras para criação de valor acrescentado e mais emprego qualificado”, destacou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, durante a cerimónia de apresentação da EIA, que hoje decorreu na Reitoria da U.Porto.

“Há um plano estratégico e de esforço contínuo da autarquia de ligação aos seus parceiros, de forma a promover a cidade como um todo”, frisou Filipe Araújo, destacando o papel desempenhado em todo este processo pela ScaleUp Porto.

As parcerias, “sólidas e produtivas”, entre a Câmara Municipal e a U.Porto foram destacadas pelo reitor da Universidade. António Sousa Pereira lembrou que “muitas startups foram criadas porque o Porto tem sabido atrair empresas que apostam no conhecimento e inovação, trazendo emprego qualificado e massa crítica”, aspetos também salientados pelo presidente da EIA, Alar Kolk.

Mostrar o que é feito no Porto

Anualmente, a EIA vai trazer ao Porto centenas de estudantes, que, durante a época de verão, escolhem fazer formação internacional, uma prática muito comum, em particular, entre os estudantes americanos, permitindo, ao mesmo tempo, mostrar o que é feito no Porto.

Ao longo das três semanas, os participantes vão experienciar todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores com a ajuda de mentores e especialistas das universidades de Stanford U.C., Berkeley e Michigan, bem como de Sillicon Valley, de empresas como a Google, Amazon, Microsoft, Facebook e Uber.

Os estudantes vão ter “aulas expositivas” e a "oportunidade" de contatar com os conceitos do empreendedorismo, trabalhando, em equipas, no desenvolvimento dos próprios projetos empreendedores.