Sociedade

Porto acende luzes de Natal com concerto gratuito no Pavilhão Rosa Mota

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dragoes_de_ouro_2019_18.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Espetáculo gratuito no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, esta tarde a partir das 16,30 horas, assinala o dia em que são ligadas as luzes de Natal na cidade.

A magia do Natal faz-se sentir nesta quarta-feira no Porto. O feriado assinala o primeiro dia em que a cidade estará iluminada para a quadra festiva, e a programação especial inclui um concerto gratuito no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

A primeira parte do espetáculo estará a cargo de Rita Rocha, que ficou conhecida do grande público após a participação na última edição do concurso “The Voice Kids”, na RTP. Segue-se Bárbara Tinoco, uma das estrelas em ascensão no panorama musical português. Depois de ter esgotado o Coliseu Porto Ageas em duas datas, a cantora regressa para um concerto onde apresentará os temas do álbum “Bárbara”, editado há um mês. O concerto contará com a participação especial de Carolina Deslandes, Elisa, Joana Almeirante e Rita Rocha.

A entrada é gratuita, até à lotação da sala, e os bilhetes podem ser levantados no local (máximo 2 por pessoa), a partir das 9 horas. A entrada no concerto só é permitida mediante apresentação do certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19 (PCR ou antigénio. Para crianças até aos 12 anos não será exigido, de acordo com a portaria do Governo).

Durante a manhã desta quarta-feira serão ainda apresentados mais dois momentos de programação, ambos no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. A partir das 10,30 horas, a companhia O Som do Algodão apresenta o conto infantil encenado “Pela Ponta do Nariz”. Depois, pelas 11,30 horas, a Enano Free Artist leva ao palco o espetáculo de circo “EnaniCiclos”. Os dois espetáculos têm entrada gratuita, mas requerem levantamento de bilhete na bilheteira do Super Bock Arena, desde as 9 horas de quarta-feira, 1 de dezembro.

Iluminação especial na Biblioteca Municipal Pública do Porto e no Palacete dos Viscondes de Balsemão

Para além das luzes de Natal que a partir de hoje passam a iluminar as ruas do Porto, a cidade terá um brilho especial nos edifícios da Biblioteca Municipal Pública do Porto e do Palacete dos Viscondes de Balsemão, iluminados na próxima noite para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Sida.

Esta data, que se assinala a 1 de dezembro, desde 1988, tem como objetivo alertar e sensibilizar para a importância do combate a esta doença que ainda continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo. Quando, em maio de 2017, o Município do Porto assinou a Declaração de Paris, assumiu o compromisso de contribuir para acabar com a epidemia VIH e Sida como problema de saúde pública na cidade até 2030. Em maio de 2019 surgiu a estratégia Porto, Cidade Sem Sida, uma visão partilhada e consolidada da promoção da saúde, no sentido da edificação de uma cidade resiliente e saudável.