Sociedade

Portefólio da juventude quer traçar o retrato das associações de jovens do Porto

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_arquitetos_01.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto encontra-se a desenvolver um projeto destinado ao associativismo jovem, que pretende apoiar a identificação, projeção e construção de sinergias entre parceiros locais. Desta forma, convida todas as associações de estudantes, associações juvenis, grupos informais de jovens, juventudes partidárias e outros projetos de juventude a preencherem o questionário do Portefólio de Organizações de Juventude do Porto, disponível na página oficial do Município.

O Portfólio encontra-se aberto e já registou a resposta de mais de 40 organizações. Dos dados recolhidos até à data, é possível inferir que 50% das organizações de juventude do Porto são lideradas por jovens mulheres, sendo 36 o número médio de jovens envolvidos nas organizações.

“O envolvimento e as ações das organizações de juventude têm sido vitais para a criação de oportunidades de participação, o desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais, o trabalho para e com os jovens e do voluntariado”, destaca Catarina Araújo, Vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

Este projeto é realizado no âmbito da construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, que, entre outros objetivos, permite reforçar a visibilidade das associações e do trabalho que realizam. Esta ferramenta será disponibilizada na página da juventude do website do Município o Porto e na plataforma Study in Porto.

Associativismo jovem tem forte tradição na cidade

Com uma forte tradição em associativismo jovem, o Porto reúne atualmente 122 associações juvenis e algumas das principais organizações de juventude do país, como a Federação Académica do Porto (FAP), Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

A cidade conta com associações juvenis, estudantis e júnior, empresas de base universitária que ativam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Juventude da União Europeia, os direitos humanos, a ação climática, a igualdade de género, a inovação social, a participação democrática, a saúde mental, o voluntariado.

De notar, também, que em 2020, algumas das organizações de juventude receberam várias distinções e bolsas de reconhecido mérito nacional, como: a Academia de Conhecimento Gulbenkian, Portugal Inovação Social, Prémio Bandeira da Ética do IPDJ, Prémio de Boas Práticas Associativismo Jovem e Prémio de Voluntariado do Santander.

A nível de infraestruturas a cidade dispõe de diversos “espaços amigos da juventude”. A Casa das Associações, sob responsabilidade e gestão da FAJDP, disponibiliza um espaço de trabalho e de incubação para as associações juvenis do Porto. O Centro Português de Informação Juvenil, que resultou de uma parceria FNAJ – Câmara do Porto, representa um centro de recursos para a aprendizagem e criação de conhecimento no setor da juventude. O Pólo Zero, sob responsabilidade e gestão da FAP, assumiu-se como espaço de estudo, trabalho e partilha incontornável para a cidade.

Capacitar os jovens para preparar o futuro

A Câmara do Porto aproveitou o Dia do Associativismo Jovem, assinalado na sexta-feira, 30 de abril, para lançar uma masterclass sobre “Como Criar uma Associação Juvenil”, no âmbito da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, um projeto da FNAJ, do qual o Município do Porto é membro fundador.

A masterclass visa orientar e capacitar os jovens para a criação de uma associação juvenil, com domínio dos conceitos básicos de funcionamento das associações. A iniciativa vai realizar-se em formato online, terá a duração de 8 horas ao longo de dois dias (4 horas/dia), com recurso a metodologias de educação não formal e e-participation. O limite de participação é de 30 pessoas.

De recordar que a Câmara do Porto tem vindo a apoiar a capacitação das organizações de juventude através do programa Capacita.TE , às quais tem cedido financiamento através da Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto e do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense e do apoio à realização de atividades.