Sociedade

Porta principal da Câmara do Porto reabriu após dois anos de encerramento

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Dois anos depois, a porta principal do edifício da Câmara do Porto voltou hoje a abrir, permitindo o acesso livre do público aos Paços do Concelho. Momento simbólico que marca, também, o levantamento das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19 na cidade.

A vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, Catarina Araújo, abriu a porta principal dos Paços do Concelho, sublinhando a importância deste ato. “É simbólico, mas de grande importância para a cidade. Significa o fim de algumas medidas restritivas na cidade, conforme a situação epidemiológica favorável que se conhece atualmente”, sublinhou.

O átrio dos Paços do Concelho volta a estar aberto aos portuenses e visitantes, a partir de hoje, nos dias úteis, das 9 às 17 horas, quase 24 meses depois do encerramento das portas ao público, a 16 de março de 2020. “Este espaço, que é tão procurado, pode voltar a ser visitado e usufruído pelas pessoas que aqui passam e pelos serviços camarários, com exposições e outras iniciativas”, acrescentou Catarina Araújo.

A esta medida, acresce o levantamento dos limites de lotação em espaços municipais onde esta restrição ainda existia, nomeadamente bibliotecas e museus, mas também no Gabinete do Munícipe e nos refeitórios municipais.

A Câmara do Porto deixará, ainda, de fazer a medição da temperatura dos seus trabalhadores à entrada ao serviço, como vinha fazendo diariamente desde março de 2020. Recorde-se que o Município do Porto foi o primeiro no país a adotar medidas de mitigação da propagação do vírus SARS-CoV-2, anunciadas pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a 13 de março de 2020.

O levantamento das medidas restritivas permite também, de novo, o planeamento de muitas atividades que, entretanto, estiveram suspensas e de que, segundo a vereadora, “temos muitas saudades”. “Quer sob ponto de vista económico, cultural, desportivo e de entretenimento é importante começar, de novo, a usufruir e vivenciar os espaços da cidade”, concluiu.

Centros de testagem à espera de decisão do Governo

A vereadora abordou também a questão da continuação ou não dos atuais 18 centros disponibilizados para a realização de testes antigénio à Covid-19, espalhados pela cidade. O Executivo espera por uma decisão do Governo, continuando, até dia 28, a ser disponibilizados quatro testes gratuitos por pessoa. “Aguardamos se o Governo vai ou não prorrogar a medida. Se o fizer, e depois de conversações com alguns operadores, estamos em condições de garantir que alguns espaços se manterão na cidade”, frisou Catarina Araújo.

Caso a decisão governamental seja pela continuidade dos centros de testagem, a vereadora revelou que seis deles “vão encerrar porque o operador não tem disponibilidade. Os outros 12 vão funcionar com os ajustes de horários e localização que se revelem necessários”.