Cultura

Pop Dell’Arte e Roda de Histórias de Outono fecham mais um mês de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No último fim de semana de outubro, o programa municipal Cultura em Expansão promove o regresso ao Porto dos Pop Dell’Arte, no dia 30, seguindo-se mais uma Roda de Histórias guiada por Carlos Marques e Thomas Bakk, no dia 31.

A primeira data irá acontecer na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, com a atuação da banda Pop Dell’Arte que apresenta o seu mais recente disco novo, “Transgressio Global”, editado em 2020, após um hiato de dez anos. Neste concerto na Pasteleira, que contará com a atual formação da banda — João Peste na voz, Paulo Monteiro na guitarra, Zé Pedro Moura no baixo e Ricardo Martins na bateria — espera-se então não só os temas novos deste álbum, que é uma viagem no tempo sob a égide da transgressão, mas também alguns dos clássicos que marcam o percurso de quase três décadas de Pop Dell’Arte, como “Sonhos Pop”, “Querelle”, “My Funny Ana Lana” ou “La Nostra Feroce Volontá d’Amore”.

Já no domingo, os narradores Carlos Marques e Thomas Bakk darão continuidade às sessões de contos no Pavilhão do Calvário, em Campanhã. Depois de uma primeira iniciativa, no verão, “Roda de Histórias de Outono” promete mais uma tarde em círculo em que a palavra está no centro. Através de lengalengas, contos, memórias e cantigas, Carlos Marques e Thomas Bakk propõem recriar momentos ancestrais de partilha, resgatando e devolvendo a todos os intervenientes entre todos os intervenientes histórias tradicionais, algumas das quais perdidas no tempo.

Com entrada gratuita, o concerto de Pop Dell’Arte terá início às 19h30 e a Roda de Histórias de Outono às 17h30, requerendo ambos o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local dos espetáculos, a partir de uma hora antes do seu início.

Até dezembro, o Cultura em Expansão apresenta durante todos os fins de semana, uma agenda multidisciplinar, distribuída entre Campanhã, Bouça, Pasteleira e Miragaia. Durante novembro, estão previstas duas sessões do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, a apresentação do resultado da residência “Sardinheira”, as peças “Palmira”, “O Triângulo Cor-de-Rosa” e “Escuridão Bonita”, as performances MB#6 2008 e MB#6 2018 e a última “Roda de Histórias”. Destaque ainda para o dia 13, em que terá lugar a Romaria Cultura em Expansão, que percorrerá os quatro territórios, com a peça “Romeu & Julieta” (Miragaia), a atuação de Audrey Chen & Alexandre Soares (Bouça), a performance “Mina-Mesa - Palco Altar” (Campanhã), e o concerto de Maria João / Ogre Electric (Pasteleira).

Mais informações sobre o programa do Cultura em Expansão podem ser consultadas no respetivo site.