Sociedade

"Pontes" é o tema de mais uma edição do TEDxPorto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_TEDx_porto_.JPG

DR

“Pontes” é o tema da 12.ª edição do TEDxPorto, marcado para 4 de março de 2023, na Alfândega do Porto. A organização já anunciou, entretanto, os primeiros oradores confirmados: Piers Taylor, premiado arquiteto britânico e autor do documentário da Netflix “The World’s Most Extraordinary Homes”, Mariana Van Zeller, jornalista de investigação e apresentadora e produtora da série Trafficked With Mariana Van Zeller (National Geographic), e Henrique Cymerman, jornalista correspondente da SIC, do Expresso e outros meios em Espanha e no Médio Oriente, e que, recentemente, apresentou o seu mais recente livro “Conversando com o Inimigo – Do Porto a Abu Dhabi via Telavive”, no Porto.

Sob o mote “Pontes”, a próxima edição do TEDxPorto é um convite à reflexão sobre a importância de abandonar crenças e valores que nos impedem de aceitar a mudança, sobretudo num momento em que dispomos de um volume de informação sem precedentes. Através das já conhecidas talks de convidados de diversos quadrantes da sociedade, o objetivo é abrir um espaço alargado de discussão, inspiração e partilha de ideias e soluções – e promover a continuidade fora de portas.

E esta é precisamente uma das ambições do TEDxPorto para 2023 – alargar o seu âmbito de atuação e impactar positivamente a comunidade além do evento. Para isso, estão a ser criadas e reforçadas várias iniciativas ao longo do ano, com a próxima edição a ter já uma importante novidade. “Procuramos, a cada edição, envolver cada vez mais a comunidade em que nos inserimos. Um dos casos de sucesso é o formato TEDxPortoSalon, que este ano deu palco a seis mulheres inspiradoras, mas queremos ir mais além. Ainda este ano, vamos anunciar um projeto dedicado às escolas, com foco nos estudantes do ensino secundário”, anuncia Pedro Geraldes, porta-voz e coorganizador do TEDxPorto.

Os primeiros bilhetes já se encontram à venda, a preço especial (e limitado), podendo ser adquiridos através do site da organização.

O TEDxPorto acontece desde 2010, tendo já completado 11 edições nas quais reuniu mais de 12 mil participantes e mais de 200 oradores, tais como Dirk Niepoort (o primeiro produtor de vinho do Porto de mesa), Zak Ebrahim (um ativista pela paz, contra a violência e o terrorismo), Pedro Mourinho (numa talk em direto de Kyiv sobre a guerra na Ucrânia) e Pedro Abrunhosa (um músico que falou sobre o silêncio). Por ser um evento sem fins lucrativos, a organização envolve uma equipa de mais de 50 voluntários.