Mobilidade

Ponte Luís I aberta à circulação automóvel durante a noite

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_ponte_luis_I_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Aberto à circulação de peões, velocípedes, transporte público e veículos de emergência médica desde o final das obras de reabilitação, em abril deste ano, o tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai, agora, permitir o trânsito automóvel durante a noite. A partir deste domingo, 1 de outubro, entre as 20 e as 6 horas, todos os veículos motorizados podem atravessar a estrutura que liga as margens do Porto e Vila Nova de Gaia.

A decisão inicial de restringir a circulação viária visou a promoção da segurança rodoviária face às características e dimensão do tabuleiro inferior da ponte relativamente ao elevado fluxo pedonal que ali se verifica, com uma tendência crescente de utilização, mas também aos constrangimentos impostos pelas obras do Metro do Porto, que impactam a mobilidade nos arruamentos envolventes.

Os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia vêm monitorizando a situação, através da recolha de dados de tráfego e solicitações de munícipes, tendo identificado como a procura pedonal após as 20 horas é compatível com a dimensão do espaço afeto ao peão e com a potencial procura dos restantes modos de transporte.

Além disso, sendo o período entre as 20 e as 6 horas coincidente com a redução da oferta de transporte público, potenciando o cumprimento do restante horário, a circulação motorizada na ponte será permitida de forma a facilitar a acessibilidade local e operações logística, sem ter um impacto significativo na utilização pedonal e ciclável, bem como na circulação do transporte público.

A nova solução de mobilidade será, permanentemente, monitorizada pelos dois municípios.