Habitação

Polo da Asprela com mais 400 unidades residenciais para estudantes já no próximo ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente visitaram nesta quinta-feira, no Polo Universitário da Asprela, o complexo residencial para estudantes LIV Student – Polo Universitário.

Este complexo será o primeiro a abrir portas das duas futuras residências universitárias trazidas para o Porto por uma empresa pertencente ao grupo norte-americano Valeo, com abertura prevista para o início do próximo ano letivo. Vai disponibilizar mais de 400 unidades de alojamento distribuídas por dois prédios.

A segunda unidade, o LIV Student – The Street Campus, que está a ser construída num terreno junto à Estrada da Circunvalação, também é constituída por dois edifícios, e terá capacidade para 816 unidades residenciais, entre quartos e estúdios, 17 dos quais adaptados a pessoas com mobilidade condicionada.

Os dois alojamentos vão oferecer um total de 1.200 unidades residenciais para estudantes com um conceito de apartamento individual ou com a possibilidade de escolha de apartamentos partilhados com quartos single ou twin, todos com casa de banho privativa e wifi reforçado.

Estará também ao dispor dos residentes um conjunto de equipamentos, nomeadamente uma piscina, um terraço no telhado, além de salas de estudo, biblioteca, e espaços de jogos.

Os novos alojamentos na Asprela, cuja construção está a cargo da Mota-Engil, vêm complementar o serviço hoje oferecido pela Livensa Living Porto Campus e pela Milestone, o primeiro edifício da Península Ibérica com selo sustentável a todos os níveis, ambos em funcionamento desde 2019/20. Na zona nascerá, também em 2022, o primeiro grande projeto de coliving para estudantes e jovens trabalhadores na cidade.

A aposta da Valeo Europe no Porto faz parte de um programa de investimento de 300 milhões de euros a aplicar em dez novas residências de estudantes em cidades como Lisboa, Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilha e Bilbao.