Turismo

Polícia Municipal vai ter uma APP de ajuda aos turistas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_policia_ponto.jpg

A Câmara Municipal celebrou com o Turismo de Portugal - Escola de Hotelaria e Turismo do Porto um protocolo de cooperação com o objetivo de desenvolver o programa "Formação + Próxima" e implementar medidas que promovam o conhecimento e qualificação do setor do turismo e transversais à atividade turística.

Neste âmbito foi realizada a primeira ação de formação, dirigida a agentes da Polícia Municipal (PM), com o propósito de capacitá-los com conhecimentos técnicos para auxiliar a quem nos visita. Complementarmente foi diagnosticada a necessidade de criação de uma solução inovadora, com recurso a uma aplicação móvel, que facilite aos agentes a comunicação com os turistas, em diferentes idiomas, contribuindo para uma melhor experiência turística.

O objetivo da criação de uma APP é que esta sirva de suporte aos agentes da PM na sua interação com o turista e disponibilize, em tempo real, várias funcionalidades, como tradução de voz, chegar a determinado recurso de turismo (a pé, metro, autocarro), novas rotas, itinerários e passagem de informação do agente para o turista, através de um Qr Code.

Criar soluções inovadoras para o mercado

O desenvolvimento do conceito da APP resulta de uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - Laboratório de Gestão de Projetos (LGP). Este é um centro de experimentação, que envolve docentes das faculdades de Engenharia, Economia (FEP) e Belas Artes (FBAUP), e que tem como objetivo criar soluções inovadoras para o mercado, em contexto de aprendizagem multidisciplinar, onde os mestrandos praticam a gestão de projetos e aplicam conhecimentos de diferentes áreas do saber.

Para a vereadora do Turismo e da Internacionalização, no atual contexto, "em que a vertente tecnológica intervém, diretamente, na qualidade da experiência de viagem é fulcral que os destinos apostem em produtos e serviços inovadores, que interajam em tempo real com os visitantes".

"Neste sentido, esta aplicação móvel, que teve a sua génese num trabalho de parceria com o Laboratório de Gestão de Projetos e o Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem o propósito de apoiar os agentes da Polícia Municipal na interação com o visitante, simplificar o acesso à informação e impactar positivamente a qualidade da experiência no destino", acrescentou Catarina Santos Cunha.

A criação de uma APP vai permitir que os seus utilizadores (agentes da PM) aumentem os seus conhecimentos e competências, elevem a aptidão das informações prestadas e contribuam para uma experiência turística de elevada qualidade. A aplicação móvel terá tradução simultânea em diversos idiomas de informação solicitada, facultará informação solicitada e traduzida no idioma do visitante, em tempo real, e disponibilizará informações úteis e pertinentes para dar uma resposta mais capaz.