Proteção Civil

Polícia Municipal tem 25 equipas nas ruas 24 horas por dia a sensibilizar a população a ficar em casa

  • Notícia

    Notícia

Por toda a cidade, há 25 equipas motorizadas da Polícia Municipal que sensibilizam a população a ficar em casa. A ação desenrola-se sem interrupções, 24 horas por dia.

É sobretudo numa ótica de sensibilização que estas brigadas têm atuado junto dos munícipes com quem se vão cruzando na via pública, quer a pé quer de automóvel.

A operação já iniciou na semana passada, por iniciativa do Município do Porto, com as viaturas da Polícia Municipal a circular pela cidade, passando a mensagem inscrita em painéis eletrónicos "Fique em Casa".

Entretanto, com a declaração do Estado de Emergência Nacional, as equipas foram reforçadas e o desdobramento das mensagens também: "Proteja-se da pandemia e regresse a casa"; "Não permaneça no espaço público, senão por necessidade absoluta"; "Não corra riscos desnecessários", "Lave as mãos com frequência", "Previna o contágio" completam o leque de comunicações que a Polícia Municipal dirige à população por esta via, agora também com recurso a altifalante do carro patrulha.

Estas ações têm sido direcionadas à população mais idosa e a ajuntamentos de pessoas, que, na generalidade, têm acatado aquilo que a Polícia Municipal lhes diz.

Não obstante, nas últimas 24 horas, a Polícia Municipal registou uma denúncia de um estabelecimento a laborar foras das condições impostas pelo Estado de Emergência e outra denúncia relacionada com ajuntamentos na via pública.

A partir desta segunda-feira, o Município ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil que, entre outras ações, pressupõe o apoio logístico à população e às forças de intervenção.