Sociedade

Polícia Municipal garante dispositivo de segurança máxima para a exposição do coração de D. Pedro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_montagem_exposicao_coracao_D_Pedro_baixa_71.JPG

Filipa Brito

A exposição inédita do coração do rei D. Pedro IV, em funcionamento no próximo fim-de-semana, terá em exibição a herança deixada pelo monarca à cidade numa vitrine especificamente concebida para o efeito, desenvolvida pelo conceituado arquiteto Luís Tavares Pereira. A Polícia Municipal do Porto garante a segurança do coração 24 horas por dia.

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do bicentenário da independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. Este fim de semana, 20 e 21 de agosto, será possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa entre as 10h e as 20 horas, no sábado, e entre as 10h e as 16h, no domingo.

A segurança da relíquia estará garantida, desde logo, através do vaso que alojará o coração, aprovado após parecer da Universidade do Porto, que o considerou o mais adequado para a mostra.

A conceção da vitrine para a exposição pública da urna e do coração de D. Pedro contemplou como prioritária a integridade dos objetos expostos, bem como montagem, desmontagem, transporte e iluminação. A vitrine foi executada em peças autónomas de vidro laminado-temperado – de forma a garantir a estabilidade das superfícies em caso de quebra – unidas por encaixe e por ferragens em latão oxidado sem envernizamento (escurecido, de modo a ser da mesma família do metal da urna, mas contrastante), incluindo bases revestidas a feltro.

A proposta considerou a montagem da vitrine de modo a posicionar o coração de D. Pedro à altura de um coração no corpo humano, tomando como referência a altura média dos indivíduos de Portugal e do Brasil (homens 1,74m / mulheres 1,63m) o que coloca o coração sensivelmente a 1,30m.

Estará ainda contemplado um dispositivo policial permanente, assegurado pela Polícia Municipal do Porto, durante os dois dias de exposição.

A entrada no Salão Nobre da Irmandade da Lapa será condicionada à lotação permitida, de modo a evitar concentração excessiva de pessoas em redor do coração de D. Pedro.