Proteção Civil

Polícia Municipal equipada com câmaras para fiscalizar estacionamento em março

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_acao_ficalizacao_trotinetes_rua_constituicao_06.JPG

Filipa Brito

Para combater o estacionamento abusivo no Porto, a Polícia Municipal está a instalar câmaras no tejadilho em, para já, duas viaturas. Os equipamentos deverão entrar em funcionamento já no próximo mês de março.

Isto significa que as multas irão ser passadas através do registo fotográfico automático das matrículas das viaturas mal estacionadas. Contudo, caberá ao agente da autoridade a emissão das coimas.

Encontra-se a decorrer o processo de instalação e integração da plataforma de software, bem como a formação do pessoal (polícias e fiscais) que vai operar com os equipamentos.

O novo software pretende, ainda, acabar com as multas em papel com as contraordenações a entrarem diretamente no sistema da polícia. Simultaneamente, o sistema irá contribuir para uma melhor gestão de recursos humanos, pois ao invés de serem distribuídas pela cidade várias equipas com dois agentes para fiscalizar os veículos mal estacionados, o serviço poderá ser feito com recurso a um único carro e um polícia. Todas as ruas poderão ser "analisadas" numa só passagem, evitando que os condutores retirem as viaturas quando se apercebem da presença dos agentes.

Também a STCP vai dispor da mesma tecnologia, neste caso, para autuar viaturas estacionadas nos corredores do BUS e paragens de autocarros, ou seja, uma fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos.

Recorde-se que, desde o início deste ano, que os radares móveis de controlo de velocidade já se encontram ativos.

Em 2023 foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação no Porto, tendo sido registados um total de 15.515 reboques de viaturas.