Cultura

Podcast divulga obra e reflexões de Agustina Bessa-Luís

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_Agustina_Bessa_Luis_02.jpg

DR

A Casa Comum, projeto cultural da Universidade do Porto, lançou um podcast sobre Agustina Bessa-Luís, para eternizar e homenagear a obra da escritora portuense, levando-a também ao conhecimento de um público mais jovem.

"Agustina à Boca de Cena", é o sugestivo nome do podcast que surge no âmbito do esforço de divulgação da obra da escritora e Doutora Honoris Causa da U.Porto. Conta com a participação de Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, enquanto responsável pela seleção de textos para o projeto.

A “viagem sonora” inicia com uma partilha de reflexões anotadas em folhas soltas ou cadernos de notas da escritora, “apontamentos dispersos que podem ser pequenas frases escritas em papelinhos (…). Serão pensamentos avulsos, escritos entre o hotel e o aeroporto, ou reflexões do seu dia-a-dia”, adianta a sua descendente, ao Notícias U.Porto.

“Entrada de Agustina à Boca de Cena” é, por enquanto, o único áudio disponível, mote para os demais textos que se seguem e que, segundo a mesma fonte, incluirão “outro tipo de artigos como ensaios, excertos de romances, ou até mesmo entrevistas a Agustina Bessa-Luís” e passagens inéditas. Memórias da infância de Mónica Baldaque com os pais, em Coimbra, Porto, Vila do Conde e Região do Douro, também constam do alinhamento do podcast.

Personalidade incontornável da cidade do Porto – é dela a célebre reflexão “O Porto não é um lugar. É um sentimento" – Agustina Bessa-Luís morreu a 3 de junho de 2019, no Porto, aos 96 anos.

Celebrada em vida pela cidade que não a viu nascer mas que tomou como sua, a natural de Amarante foi, no ano da sua morte, homenageada pela Câmara do Porto, com um ciclo dedicado à sua obra, promovido pela Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP). Em 2015, Agustina Bessa-Luís já tinha sido a escritora homenageada pela Feira do Livro do Porto.