Sociedade

Plataforma tecnológica da Águas do Porto distinguida nos Portugal Digital Awards

  • Notícia

    Notícia

#fib_aguas_do_porto.jpg

Filipa Brito

A empresa municipal Águas do Porto foi hoje distinguida com o prémio para Best Digital Strategic Tools pela sua plataforma tecnológica H2PORTO.

A atribuição dos galardões Portugal Digital Awards foi realizada durante a manhã em Lisboa, tendo a H2PORTO sido distinguida entre os "projetos mais disruptivos e inovadores" das organizações nacionais no contexto da transformação digital, numa sessão em que participaram oradores das empresas unicórnio portuguesas e na qual foram feitas apresentações inspiradoras e partilhado conhecimento.

A H2PORTO - Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, como o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias. Uma das grandes vantagens é permitir obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota em tempo real, designadamente a das próprias infraestruturas.

Através deste sistema, único no país, toda a informação é recolhida e sistematizada de forma a antecipar episódios de poluição e inundação, adaptando simultaneamente equipas e dimensionando redes.

Por outro lado, a H2PORTO oferece informação útil aos clientes, uma vez que, quando é necessário cortar a água em determinada rua, o sistema permite identificar e avisar automaticamente os clientes afetados, lançando alarmes através da aplicação.

Na época balnear, a plataforma da Águas do Porto agora distinguida possibilita também que os mupis localizados próximo das praias facultem informação sobre a qualidade da água do mar.