Ambiente

Plataforma de aprendizagem online sobre eficiência no consumo de energia em casa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_eficiencia_energetica.jpg

Miguel Nogueira

A ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online sobre eficiência energética, que pretende dar informação prática aos consumidores para motivar a mudança de comportamentos. Projeto resulta do trabalho articulado entre parceiros de nove países europeus.

A plataforma apresenta cinco ações dentro da eficiência energética que podem ser exploradas de forma fácil e intuitiva. Desde sugestões para melhorar a casa ao nível da eficiência energética, com implicações no conforto e na fatura de energia, até às vantagens e desvantagens da produção da própria energia.

A ACT4ECO oferece também um conjunto de informações para controlar o consumo de energia em casa, com a correta utilização dos equipamentos, compreender a relação entre as atividades quotidianas e o consumo de energia, e os comportamentos que devem ser adotados para que uma medida seja efetivamente eficiente.

O objetivo, pode ler-se na ACT4ECO, é o de partilhar conhecimentos a nível internacional. Toda a informação disponibilizada na plataforma foi verificada por peritos e as ações sugeridas foram testadas.

No futuro, os responsáveis pretendem expandir a oferta da plataforma, para cobrir mais ações de consumo sobre energia, clima e sustentabilidade.

A ACT4ECO é o resultado do Energy Conscious Consumer (ECO2), um projeto financiado ao abrigo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor é o parceiro português neste consórcio constituído por nove países europeus (Portugal, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália e Lituânia).

Ao nível municipal, a Câmara do Porto tem vindo a implementar uma série de medidas para promover a eficiência energética, desde a melhoria das condições de habitabilidade dos bairros municipais até à substituição de toda a iluminação pública por luzes LED, passos concretos num compromisso reiterado com as metas da sustentabilidade.