Inovação

Plataforma de apoio à gestão da cidade finalista em prémio de excelência na transição digital

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto tem à disposição uma plataforma digital que, analisando diferentes variáveis, serve para apoiar a tomada de decisão, a curto prazo, e a conceção e ajuste de políticas, bem como para reagir a situações de crise e compreender a evolução da dinâmica urbana, em períodos normais de atividade. O Indicar de Dinâmica Urbana (Urban Dynamic Indicator – UDI) está, agora, entre os finalistas dos Portugal Digital Awards.

Com base numa análise fatorial de dados diários ajustados sazonalmente, como a intensidade de tráfego, utilização de transportes públicos, utilização de internet em autocarros públicos, emissões de NO2 e nível de ruído, a ferramenta assume-me como uma vantagem para a gestão diária urbana.

O UDI destaca-se, ainda, pelo seu valor em situações de crise por permitir dimensionar respostas e recursos antes mesmo de deslocar fisicamente equipas. A breve prazo, esta plataforma, focada na realidade local e nos fenómenos que interferem com a qualidade de vida e sustentabilidade da cidade, poderá vir a ser replicada noutras regiões.

Desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com a NOVA Information Management School, o Indicador de Dinâmica Urbana foi apresentado no IDC Future of Digital Innovation, em Lisboa, e no Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Os Portugal Digital Awards reconhecem a excelência de organizações, equipas e líderes empresariais, que apostam na transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços e, consequentemente, da sociedade como um todo. Entre os critérios de avaliação definidos pelo júri encontram-se, por exemplo, o impacto no negócio da transformação digital e o nível de inovação tecnológica aplicada pelas entidades candidatas.