Ambiente

Plano Municipal de Ação Climática congrega metas e objetivos rumo à neutralidade carbónica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Três dezenas de técnicos do Município e das empresas municipais participaram, na terça-feira, numa sessão de trabalho, no Porto Innovation Hub, com o objetivo de elaborar do Plano Municipal de Ação Climática do Município do Porto.

Este primeiro workshop serviu para consolidar as vulnerabilidades e impactos no Município dos eventos climáticos projetados para o futuro como resultado das alterações climáticas em curso a nível global.

Com este documento estratégico, o Porto pretende rever e atualizar a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, publicada em 2016, e o Plano de Ação de Energia Sustentável 2030, integrando num único documento o esforço municipal no cumprimento das metas e objetivos climáticos, rumo à neutralidade carbónica em 2030, que antecipa em 20 anos a meta nacional e europeia.

O Plano Municipal de Ação Climática vem reforçar a aposta e compromisso da cidade com o Pacto do Porto para o Clima, que pretende ver o esforço do Município repartido e replicado por todos: organizações, entidades públicas e privadas e cidadãos.

O Plano deverá estar concluído no final deste ano, para cumprimento da Lei de Bases do Clima, que regula a criação destes planos, que devem assegurar o roteiro das cidades para a adaptação territorial e redução de emissões.