Urbanismo

Plano Diretor Municipal do Porto em destaque na agenda da Semana da Reabilitação Urbana

  • Notícia

    Notícia

#mno_reabilitacao_03.jpg

Miguel Nogueira

A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) é um dos destaques no programa da VIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto – rePorto, que se realiza de 24 a 26 de novembro numa edição online.

O documento, que se encontra em discussão pública até 7 de dezembro, será abordado numa sessão intitulada “Um PDM para o futuro do Porto”, logo no primeiro dia do evento.

A revisão do PDM tem vindo a ser objeto de um profundo processo de esclarecimento, com sessões públicas em cada uma das Uniões de Freguesias e Juntas de Freguesia da cidade. Realizaram-se já também ações similares por iniciativa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e da Ordem dos Arquitetos.

“Este Plano é um Plano novo, para uma nova política de cidade, mas que se baseia numa abordagem mais de reforma do que de rutura. As grandes áreas de política de cidade que foram nossa preocupação específica neste processo são o Ambiente, a Habitação, a Mobilidade, o Património e a Economia. Destas opções nasceu um conjunto de ferramentas que utilizámos na proposta de Plano que está à discussão pública”, sublinhou o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, na introdução à primeira das sessões de esclarecimento, realizada nos Paços do Concelho.

Adicionalmente, todos os objetivos do documento, assim como todas as peças constituintes do novo PDM, estão disponíveis aos interessados num site dedicado.

As prioridades do Executivo Municipal na elaboração deste documento são claras: os objetivos passam por duplicar as áreas verdes de acesso público na cidade do Porto durante a próxima década, reforçar a oferta de habitação na cidade com a promoção de novas centralidades e a introdução do “zonamento inclusivo”, investir no transporte público, apostar na mobilidade suave e estabelecer uma nova política de estacionamento, atrair mais empresas e investimento aliado à preservação do comércio tradicional e robustecer a proteção da identidade e património que fazem do Porto uma cidade única.

As opções do Município para o novo PDM estarão em destaque na VIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto, evento que ao longo de três dias, e pela primeira vez em formato digital, vai promover o debate sobre as cidades: “Reabilitar, regenerar, reutilizar é hoje um debate essencial”, salienta a organização.

Está confirmada a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na sessão de abertura do evento. Também o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e os vereadores Ricardo Valente (Economia, Turismo e Comércio) e Pedro Baganha (Urbanismo) são oradores convidados em diferentes painéis.

Com organização da Vida Imobiliária e da Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e patrocínios de várias empresas e instituições.