Ambiente

Plano de Arborização da Cidade do Porto define estratégia municipal para um futuro sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_arvores_qualidade_ar_01.jpg

Filipa Brito

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai ser palco, dia 17 de maio, pelas 14h30, da apresentação do Plano de Arborização da Cidade do Porto, documento estratégico que tem como um dos seus principais objetivos melhorar o espaço da arborização pública sustentável.

Para além disso, o plano pretende potenciar as funções e os serviços de ecossistemas gerados pelas árvores (suporte, provisão, regulação e culturais) nos arruamentos e contribuir para adaptar a cidade e a suas infraestruturas às alterações climáticas. O documento operacionaliza a estrutura ecológica municipal e define uma estratégia para o futuro: que árvores precisamos e que árvores podemos ter, como e em que ruas da cidade.

Recorde-se, a propósito, que uma das grandes opções do Plano Diretor Municipal (PDM), que entrou em vigor em julho de 2021, passa pela valorização dos espaços verdes.

A cerimónia do Plano de Arborização contará com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente e da Transição Climática, Filipe Araújo. A apresentação do documento estará a cargo de Paulo Farinha Marques, coordenador da equipa de arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e de Ana Monteiro, coordenadora da equipa de bioclimatologia urbana da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A sessão é aberta a todos os interessados.