Sociedade

Planetário faz 20 anos e abre a festa a toda a cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_sol_lua.jpg

O

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva celebra 20 anos neste sábado, dia 24, e o programa da festa é feito com numerosas atividades de acesso livre.

Inaugurado em 1998, o Planetário do Porto faz anos no Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, associando desta vez a dupla celebração também às atividades da Semana da Ciência e Tecnologia 2018.

Assim, entre as 14 e as 20 horas deste sábado, o Planetário está de portas abertas e oferece um conjunto de atividades espaciais para toda a família: construir e lançar pequenos "foguetões" com materiais do dia-a-dia, explorar o planetário através do "Passaporte Espacial", participar em atividades práticas importantes para a exploração espacial como a robótica, conversar com cientistas e aprender mais sobre o Universo.

Para tal, está prevista a presença de Tiago Loureiro, da Agência Espacial Europeia (ESA), o "Spacecraft Operations Manager" do "ExoMars 2020 Rover and Surface Platform" (Veículo de Exploração ExoMars 2020 e Plataforma de Superfície), que será lançado para Marte em 2020, e ainda Rui Moura, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Astronauta Suborbital, que participará numa Conversa Astronáutica.

A festa inclui ainda o cantar os parabéns ao Planetário do Porto e comer uma fatia do bolo de aniversário.

Veja o programa da festa ao pormenor, aqui.