Sociedade

Planetário do Porto convida a observar o eclipse da lua a partir da Quinta do Covelo

  • Notícia

    Notícia

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), em parceria com a Câmara do Porto, promovem na sexta-feira uma observação do Eclipse da Lua e da Oposição de Marte. A sessão, que se insere no programa municipal Ambiente em Família, terá lugar no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo.  

Como informa o Planetário, em 27 de julho de 2018 "ocorre o mais longo eclipse da Lua do séc. XXI. E no mesmo dia, Marte estará numa oposição (Sol, Terra e Marte perfeitamente alinhados no Sistema Solar) particularmente favorável, já que os dois planetas não estavam tão próximos desde 2003, e não voltarão a estar até 2035".

A sessão permitirá observar com telescópio estes dois fenómenos. Inserida no programa Ciência Viva no Verão em Rede, é acompanhada por especialistas do IA.

A atividade, de participação gratuita, começa pelas 22 horas, com a entrada a ser feita pelo portão lateral da Quinta do Covelo, junto ao n.º 330 da Rua de Álvaro de Castelões.

Com o eclipse na totalidade, a Lua só sai da umbra por volta das 23,30 horas.

Ressalva-se que a atividade apenas se realiza se as condições meteorológicas o permitirem.

Saiba mais informações aqui.