Educação

Planetário do Porto celebra 25 anos de portas abertas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

UP_planetario_01.jpg

DR

Esta sexta-feira, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva comemora o seu 25.º aniversário com uma programação especial dirigida a toda a população. O programa prolonga-se ao longo do dia com a exibição, na Cúpula do Planetário, de dois filmes imersivos, destinados a públicos de todas as idades.

A pensar no público com mais de 10 anos, o filme Somos os Guardiões "demonstra a forma como no nosso mundo, os seus habitantes e ecossistemas estão intrinsecamente ligados". As projeções estão marcadas para as 10, 11 e 16 horas.

Já o público mais jovem (até aos seis anos) é convidado a descobrir "O Espantoso Telescópio", focado na história do telescópio e da importância daquele instrumento para a compreensão do lugar que ocupamos no espaço. O filme será exibido às 14 e às 15 horas. A fechar o dia, haverá tempo para dar os "Parabéns ao Planetário" e comer uma fatia do bolo de aniversário. Este momento está marcado para as 17 horas, no Átrio do Planetário.

Todas as atividades são gratuitas, mas limitadas ao número de lugares disponíveis (60 no auditório e 90 na cúpula de projeção).

Um pouco de história

Inaugurado em 1998, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é um espaço de promoção da cultura científica e tecnológica, gerido pelo Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP).

Procurado sobretudo pelo público escolar, o espaço foi alvo de uma ampla renovação, entre 2014 e 2015, que o colocam ao nível dos mais modernos planetários do mundo, com a possibilidade de apresentação de filmes e documentários em ambiente imersivo. As sessões são acompanhadas pela equipa de divulgação do CAUP e contam com a colaboração dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior centro de investigação nacional em astronomia.