Desporto

Câmara aposta no desporto adaptado

  • Notícia

    Notícia

Foram hoje inauguradas as novas instalações das piscinas de Campanhã, num evento que reuniu Rui Moreira, Pinto da Costa e Emídio Gomes, entre outros representantes do desporto em Portugal. Esta obra resultou de uma parceria conjunta entre Câmara do Porto, FC Porto e CCDR-N. As piscinas de Campanhã estão prontas para receber cerca de 300 atletas de três modalidades, com destaque para o desporto adaptado.

O agora requalificado equipamento da cidade conta com uma piscina olímpica (50 metros) passível de ser utilizada para a prática de natação pura e sincronizada, bem como, para pólo aquático. A empreitada realizada permitiu, também, a adaptação da piscina para a prática de desporto adaptado. Para além desta, foi também inaugurado um novo espaço dedicado ao boxe, que foi baptizado de "Reinaldo Teles", ex-pugilista e atual vice-presidente da SAD do FC Porto.

A empreitada de requalificação durou cerca de seis meses e teve um custo aproximado de 2 milhões de euros, 70% dos quais comparticipados por fundos europeus, através de uma candidatura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), presidido por Emídio Gomes, que esteve nesta inauguração, e destacou a importância da recuperação de uma estrutura desta índole numa das zonas mais carenciadas da cidade.

O FC Porto fica responsável pela gestão deste espaço durante 25 anos, tendo Pinto da Costa referido que o clube "abraçou este projeto" para ter "no coração da cidade mais um pólo de desporto", frisando que "este é um exemplo de que a Câmara do Porto deve estar sempre, como está, ao lado das instituições que prestigiam a cidade". O presidente dos "azuis e brancos" dirigiu-se a Rui Moreira dizendo que "ser presidente da cidade do Porto é o ponto máximo que se pode atingir em Portugal".

Rui Moreira realçou a importância deste equipamento como uma forma de continuar a trabalhar na forte aposta que tem vindo a ser feita relativamente a Campanhã e à zona oriental da cidade, já que estas piscinas também vão estar abertas para uso da comunidade, apontando que o Porto "é uma cidade competitiva que sabe fabricar campeões".

O autarca destacou a obrigação da Câmara na promoção do desporto e do lazer, assim como, no apoio a instituições e ao associativismo, valorizando a relação do município com as instituições locais, destacando que "a tentativa de fazer as coisas à margem da sociedade é em primeiro lugar um desperdício, um ato de egoísmo e de cegueira e portanto nós queríamos que a cidade do Porto voltasse a trabalhar com as suas grandes instituições e que fazem parte da marca Porto". Moreira frisou também a enorme mais-valia que este reabilitado equipamento vem trazer para o desporto adaptado, considerado como uma "prioridade" na política do executivo.