Desporto

Piscinas de Campanhã acolhem Torneio Internacional de Natação Adaptada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#pf_natacao_adaptada_18.jpg

Pedro Figueiredo

O Complexo de Piscinas de Campanhã acolhe neste fim de semana, 16 e 17 março, o 10.º Torneio Internacional de Natação Adaptada, com participação de 135 atletas de 16 clubes nacionais.

Após o sucesso da edição do ano passado, com a conquista de recordes europeus e de um recorde mundial, a empresa municipal Ágora, em parceria com a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e o Futebol Clube do Porto, promove a décima edição do torneio, homolgado pela World Para Swimming (WPS).

Dividido em duas jornadas, no sábado, das 15h30 às 20 horas, e domingo, das 9h30 às 14 horas, o torneio tem participação aberta a todos os atletas (nacionais e/ou estrangeiros), representantes dos clubes da Federação Portuguesa de Natação (FPN) que estejam providos de um exame médico válido à data da competição.

Para além de incentivar à prática da natação e ao desenvolvimento das capacidades das pessoas com deficiência física e/ou intelectual no concelho, a competição tem como principal objetivo proporcionar a igualdade de oportunidades pela sua vertente inclusiva.

A participação nesta competição visa uma eventual qualificação para campeonatos como os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Campeonato do Mundo World Para Swimming e o Campeonato Europeu destinado a nadadores com trissomia 21 (DSISO).

A prova tem entrada gratuita. A cerimónia de entrega das medalhas e troféus de participação realiza-se no final da competição, após as 14 horas de domingo.