Desporto

Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel com nova vida a partir de hoje

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Esta terça-feira, a tão esperada reabertura da Piscina Eng.º Armando Pimentel aconteceu com um dia aberto para os utentes de todas as idades. Contou ainda com batismos de mergulho, a cargo do Regimento de Sapadores Bombeiros, e com a presença da vereadora da Juventude e Desporto.

"Este foi um grande investimento municipal" ao serviço de centenas de utentes. "Tínhamos uma frequência diária de 300 utilizadores por dia, acreditamos com estas condições melhoradas, com esta beneficiação e aumento da oferta desportiva, vamos ter seguramente um aumento de utilizadores", sublinha Catarina Araújo.

Não é o ano zero, mas um (re)começo. António Vieira e a esposa, Maria da Conceição Vieira, ambos enfermeiros reformados, entraram nas instalações de braço dado e saíram satisfeitos. António diz que vai, finalmente, regressar "ao sítio onde aprendeu a nadar quando se reformou". A reabertura tem, pois, um significado "especial". "Andava sempre de olho, à espera que abrissem. Como moro aqui pertinho estava mesmo ansioso para regressar", acrescentou.

Já a terminar a aula de ginástica sénior, Matilde Costa, que pratica exercício desde 2016, diz, do alto dos seus 84 anos, que frequentava a piscina duas vezes por semana. Quando encerrou "senti muita falta", confessa. "E o que significa para si esta nova vida da piscina? Fez-me muita falta a rotina do exercício e da ginástica na água", reconhece. "Agora … agora é uma maravilha, vou frequentar as minhas aulas de ginástica e retomar as aulas de natação, encontrar as minhas amigas e os meus professores", afirma.

A opinião é também partilhada por Joana Fritz. Mesmo antes de ir buscar os filhos à escola, decidiu passar pela "Armando Pimentel", antes que as inscrições para os seus três filhos se esgotassem: "Antes, nunca tinha vagas e estava sempre esgotado, então decidi vir hoje na reabertura, garantir lugar para os miúdos nas aulas de natação".

Uma reabilitação que fará a diferença localmente

A Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel reabre portas após obras estruturais e de melhoria de eficiência energética, térmica e ambiental, num investimento global superior a um milhão de euros e empreitada a cargo da GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras do Porto.

As obras de beneficiação desta piscina foram estruturais, tanto no seu exterior como interior, permitindo colmatar um conjunto de deficiências no edifício e que se agravaram ao longo dos últimos anos. Esta infraestrutura, gerida pela empresa municipal Ágora, está renovada, mais segura e com mais conforto para os utentes. A intervenção de fundo permitiu ainda melhores condições do uso de energia, climatização e ventilação, melhorando a qualidade do ar no interior e o aumento da eficiência energética e térmica do edifício, respondendo assim às premissas do Pacto do Porto para o Clima.

Razões de sobra para Catarina Araújo acreditar que este é um investimento municipal que "fará a diferença, localmente". Será também o retomar, nesta piscina, de muitos dos programas municipais, como "No Porto a Vida é Longa", que incentiva a prática desportiva regular para maiores de 60 anos, o "Vamos Nadar" para crianças e, no futuro, o "Nutrição Ativa".

Um dia aberto com atividades para todos

O dia de atividades começou bem cedo com atividades de hidroginástica, aulas de natação em grupo e ginástica sénior. Mas o momento alto foi mesmo, ao início da tarde, com as atividades de demonstração e experimentação de mergulho com o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto.

Além do tanque principal e a piscina infantil/chapinheiro, o "tanque de mergulho é uma referência onde muitos podem aprender técnica de mergulho e aqui conseguem ter condições de excelência" para a prática de atividades subaquáticas, lembra a vereadora do Desporto.

Joaquim Sousa, chefe do Regimento, corrobora desta opinião. Bombeiro há 38 anos, testemunha a nova vida deste equipamento. É "uma valência importante para o treino e formação e para o que podemos encontrar no dia a dia da nossa atividade de resgate, no mar ou no rio", sublinha. Além da componente profissional, Joaquim Sousa é também utente. "Fui um dos que inaugurou esta piscina" no século passado, avança.