Cultura

Pirandello regressa hoje ao Rivoli

  • Notícia

    Notícia

"Pirandello" repete hoje no Rivoli, pelas 19 horas, depois da primeira exibição de ontem à noite no âmbito do FITEI. O espetáculo não é uma encenação de uma peça de "Pirandello", nem uma biografia do escritor italiano, autor multifacetado e distinguido com um Prémio Nobel da Literatura em 1934.

Contudo, "Pirandello" é uma biografia: a história de Mattia Pascal, tal como a inventou Pirandello, em 1904, no livro "Ele Foi Mattia Pascal". Foi este romance que a mala voadora adaptou para teatro, para fazer um espetáculo chamado "Pirandello". Numa viagem que faz para se afastar temporariamente da vida infeliz que tem, Mattia Pascal ganha uma pequena fortuna num casino e, quando regressa rico, depara-se com o seu próprio funeral. Trata-se naturalmente de um equívoco, mas ele vê ali a oportunidade de começar uma nova vida, num outro lugar, sem compromissos, sem um passado para além daquele que ele próprio inventará - uma vida que vai poder escolher com toda a liberdade. Mas nem tudo corre como ele esperaria: a sua nova vida obriga-o a mentir constantemente. Diz mentira a seguir a mentira.

A mala voadora foi fundada em 2003, por Jorge Andrade e José Capela, ambos responsáveis pela direção artística da companhia. Divide a sua atividade entre a criação de espetáculos, a programação de um conjunto de atividades centrado na mala voadora.porto e ainda outras atividades, como a publicação ou a pedagogia. Para além de Portugal, a mala voadora apresentou espetáculos na Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano e Polónia. A mala voadora continua fascinada com o artifício - a contranaturalidade que define aquilo que é especificamente humano e que pode atingir a condição daquilo a que, artificiosamente, se chama "arte".