Cultura

Pintura e escultura levam Objeto e seus Discursos à Ordem dos Arquitectos

  • Notícia

    Notícia

#mno_inauguracao_ordem_arquitectos_01.jpg

Miguel Nogueira

No próximo sábado, dia 6, a sessão do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana vai até à nova sede da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (Rua Álvares Cabral, 144), para mostrar uma gravura que foi determinante no ensino de gerações de estudantes de pintura e de escultura, não fizesse ela parte de um livro antigo de anatomia externa do corpo humano.

Através desta gravura água-forte, denominada de "Anatomia Esterna del Corpo Umano per uso de pittori e scultori", da autoria de Ercole Lelli e Prefso Antonio Suntach, gerações de estudantes aprenderam a constituição do corpo humano, "medida para todas as coisas", na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sucessora da Academia Portuense de Bellas Artes.

Aqui se formaram os primeiros arquitetos da cidade, motivo pelo qual se faz um segundo convite, nesta sessão, para conhecer a nova sede da sua Ordem, numa sessão moderada pela presidente da Secção Regional Norte, Cláudia Costa Santos, e que convoca ao debate Paulo Luís Almeida, um artista formado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, casa onde também é professor e diretor do departamento de Desenho, e Sílvia Bento, professora de Filosofia e Estética.

De assinalar ainda que a gravura protagonista desta sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana integra um fólio de um livro antigo de anatomia externa do corpo humano, que fora destinado a alunos de pintura e escultura, com alguns exemplares de miologia (estudo dos músculos) e outros de osteografia (descrição dos ossos).

A sessão tem início às 18 horas, sendo a lotação de 90 lugares. A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Saiba mais sobre o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana em www.umobjetoeseusdiscursos.com.

//

Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte

Rua de Álvares Cabral, 144