Cultura

Pintura de António Cruz em exposição

  • Notícia

    Notícia

Uma exposição com obras do pintor António Cruz (1907-1983), que Manoel de Oliveira imortalizou, em 1956, no documentário "O Pintor e a Cidade", foi ontem inaugurada na Casa Museu Guerra Junqueiro.
Uma inicitiva da Cooperativa Árvore em parceria com a Câmara do Porto, com curadoria de Laura Soutinho.
Patente até 29 de Novembro, a exposição com curadoria de Laura Soutinho, propõe um renovado olhar sobre o essencial da obra intemporal em aguarela (e também em óleo) do pintor. 
Em julho, a obra de António Cruz foi mostrada em Lisboa, na Exposição "António Cruz - Um Desenho de Luz", na Fundação Calouste Gulbenkian. Agora é chegado o momento de revisitar o essencial e o global desta obra no Porto, cidade retratada na maior parte das obras de António Cruz, na Casa-Museu Guerra Junqueiro.
Nascido no Porto, António Cruz (1907 -1983) distinguiu-se como aguarelista, técnica em que é considerado renovador, inigualável na transposição para o papel da luminosidade da sua cidade natal. Nesta medida, "o Pintor e a (sua) Cidade" foram os protagonistas do documentário realizado por Manoel de Oliveira em 1956.
Mais de três décadas após a sua morte, chega agora o momento do Porto receber, novamente, uma exposição antológica que revisita a obra deste pintor inigualável que, pintando no Porto e o Porto, tem um valor que atravessa todos os tempos e todas as fronteiras. 
Das obras que estarão em exposição, 10 são expostas ao público pela primeira vez e serão registadas numa publicação que será apresentada no dia da inauguração.