Desporto

Pilotos do Rally de Portugal fazem hoje o reconhecimento da pista na Foz do Douro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir das 15,30 horas desta terça-feira, os pilotos que disputam a Super Special Stage do Porto vão fazer o reconhecimento da pista. O traçado de pouco mais de 1 km desenvolve-se em redor do Forte de São João Baptista, na Foz do Douro, sendo a classificativa composta pela soma de três voltas, num total de 3,3 km cronometrados. A prova pontuável para o Mundial de Ralis decorre na tarde do próximo sábado, a 22 de maio, sem a presença de público, mas com transmissão em direto assegurada pela RTP.

Com a montagem do circuito já preparada no local, na Avenida de Dom Carlos I e no resto da envolvente ao antigo forte onde já viveu Florbela Espanca, os concorrentes só têm mesmo de medir o pulso à pista, única oportunidade considerando que a classificativa é totalmente nova. Mas fá-lo-ão em viaturas normais, em velocidade controlada, e sem o aparato que uma prova como esta envolve.

Por isso, este mero reconhecimento de pista não veste, sequer, o fato de treino. Tal como definem os regulamentos desta competição, os reconhecimento não permitem a utilização dos carros de prova, pelo que hoje os pilotos vão estar na estrada em viaturas de série. Cada equipa poderá efetuar um máximo de duas voltas completas ao circuito, a uma velocidade que, no caso, da Super Especial do Porto, não poderá exceder os 50 km/h.

Mas tendo em conta que abrange todo o circuito, o trânsito de ligação à zona onde se realiza a prova, ou seja, na envolvente do Forte de S. João Batista, vai ser cortado. No local, os condutores que pretendam efetuar o percurso de ligação entre a marginal atlântica (praias da Foz) e a marginal ribeirinha da Cantareira podem seguir a sinalização de “Percurso Recomendado”, além de contarem com a orientação das autoridades.

Também nesta terça-feira, e de acordo com a informação anteriormente prestada, as três primeiras praias marítimas do Porto (Carneiro, Ourigo e Ingleses) ficam com o acesso interdito, repetindo-se esta interdição no dia da prova, 22 de maio.

O reconhecimento da pista não prejudica o acesso a moradores e a cargas e descargas, que estará sempre garantido, bem como o acesso a veículos de emergência.

Condicionamentos de trânsito no sábado

No sábado da classificativa, os condicionamentos de trânsito serão, naturalmente, maiores. Além do corte de trânsito em todas as artérias de ligação à zona da prova, ou seja, na envolvente ao Forte de S. João Baptista, será interdita a circulação de veículos nas Avenidas de Montevideu e do Brasil.

A partir das 12 horas, o trânsito vai ser proibido em ambos sentidos, do Castelo do Queijo até ao Jardim do Calém (Fluvial). Em alternativa, todo o trânsito de atravessamento da zona marginal e ribeirinha será desviado para o “Percurso Recomendado”.

No entanto, a Câmara do Porto vai possibilitar o acesso de residentes e comerciantes a este perímetro, bem como de cargas e descargas, com a ressalva de que será realizado mediante controlo policial, em respeito pelas indicações transmitidas no local.

Nenhum estabelecimento comercial ou alojamento hoteleiro será, por isso, impossibilitado de receber clientes, desde que siga a sinalética vertical com informação referente aos percursos pedonais alternativos, que vai ser instalada.

No entanto, entre as 18,30 e as 22,30 horas do dia 22, período durante o qual se vai disputar a prova, o movimento de carros no interior da zona condicionada é fortemente desaconselhado.

Para o esclarecimento de dúvidas da população e comerciantes locais, a Câmara do Porto disponibiliza a Linha Porto. 220 100 220, com a opção 5 dedicada ao Rali. A linha está ativa nos dias úteis e no sábado da prova, entre as 9 e as 19 horas.

Está ainda disponível uma linha complementar, assegurada pela Polícia Municipal, através do número móvel 939 012 402. Esta linha garante o atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 7,30 e as 20,30 horas, e aos fins de semana das 9 às 18 horas.

Programa – Super Special Stage

Sábado, 22 de maio

16,30 | 17,45 horas - Clássicos Desportivos - Eliminatórias
18 horas - Clássicos Desportivos - Finais
18,03 horas - Clássicos Desportivos - Cerimónia de Pódio
19,03 horas - WRC
22 horas - Final (previsão)

A Super Especial da Foz do Douro terá transmissão televisiva em direto pela RTP, podendo ser seguida em mais de 160 países.

Recorde-se que a última edição do Rally de Portugal gerou um impacto recorde de 141,2 milhões de euros na economia das regiões do norte e centro do país, sendo que o impacto indireto, proveniente da exposição nacional e internacional através dos media, foi de 67,7 milhões de euros.