Educação

Personalidades da vida da cidade unem-se para celebrar os 111 anos da U.Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Universidade do Porto comemorou nesta terça-feira, 22 de março, 111 anos, com o regresso das celebrações ao formato habitual. A Sessão Solene do Dia da Universidade, que decorreu no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, marcou o ponto alto dos festejos.

Entre os muitos convidados, na sessão comemorativa marcaram presença o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, o presidente do Conselho Geral da U. Porto, Fernando Freire de Sousa, a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, o presidente do Conselho de Curadores, Luís Braga da Cruz, e a representante dos trabalhadores, Maria de Lurdes Zilhão.

O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, no seu discurso de encerramento, reiterou a necessidade de se continuar a apostar no ensino superior e na investigação.

“O atual panorama mundial apresenta sintomas preocupantes. Ainda com a pandemia em curso, eclodiu uma guerra nas fronteiras da União Europeia entre dois importantes produtores de matérias-primas. Além do dramático desastre humanitário, a invasão da Ucrânia obriga a rever as prioridades europeias e terá inevitavelmente efeitos severos na economia mundial”, salientou António de Sousa Pereira, reforçando que o “investimento no ensino superior, na investigação e inovação não pode ser descurado”.

Naquele que foi o seu último discurso de um mandato de quatro anos, a requalificação do campus universitário e de infraestruturas da U.Porto, a pandemia da covid-19, o reforço do apoio social aos estudantes e a convergência europeia foram também temas abordados.

Em declarações aos jornalistas, o reitor da Universidade do Porto revelou, ainda, que a instituição tem previstas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de quatro novas residências universitárias, que representam mais de 700 camas.

A sessão solene arrancou com o tradicional Cortejo Académico, protagonizado pelos professores doutorados da Universidade, sendo que, este ano, o orador convidado foi a escritora e poeta, investigadora e professora aposentada da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Ana Luísa Amaral, que será também a autora celebrada na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto.

No programa das comemorações e após a sessão solene, prosseguiram um conjunto de atividades culturais e desportivas, com uma corrida comemorativa dos 111 anos da instituição pela zona histórica da cidade.