Cultura

Performances e concerto animam visita comentada à exposição Them or Us!

  • Notícia

    Notícia

#fib_ing_them_or_us_28.jpg

Filipa Brito

A Galeria Municipal do Porto acolhe neste sábado, dia 15, pelas 16 horas, o programa "Uma História Paralela", que reúne várias atividades realizadas no âmbito da exposição de arte contemporânea "THEM OR US! Um Projeto de Ficção Científica, Social e Política".

A exposição, comissariada por Paulo Mendes, orienta-se pela máxima do cineasta russo Alexander Sokurov, segundo quem "em história falamos do que aconteceu, na arte falamos do que poderia ter acontecido", para suscitar o pensamento crítico e a opinião acerca da sociedade atual.

Desta forma, a primeira atividade do programa "Uma História Paralela" será exatamente uma visita comentada à exposição pelo curador Paulo Mendes, seguida de uma performance de Hugo de Almeida Pinho, intitulada "Poem to Extinguish", e da ativação da obra "Confessional", de Erwin Wurm, por António Lago e Joclécio Azevedo. 

O concerto "Haarvöl on remote places" começa logo a seguir, pelas 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG).

Haarvöl, um projeto musical português criado em 2012, abrange elementos sonoros eletrónicos e analógicos e conjuga-os com um espetáculo de componente visual, criando assim paisagens cinemáticas com sonoridades experimentais e drone.

Por fim, às 18,45 horas e igualmente no Auditório da BMAG, haverá "Conversa Paralela" entre o curador e alguns dos artistas cuja obra está presente na exposição - Arlindo Silva, Hugo de Almeida Pinho, Fernando José Pereira, Nuno Pimenta, Nuno Ramalho, Rui Manuel Vieira, entre outros. Será uma oportunidade única de debate sobre a exposição, que reúne uma multiplicidade de obras de 90 artistas de diferentes áreas, nacionais e estrangeiros.

Todas as atividades do programa "Uma História Paralela" são de entrada livre, assim como a visita à exposição, que estará patente na Galeria Municipal até 13 de agosto, de terça-feira a sábado das 10 às 18 horas e ao domingo das 14 às 18 horas.