Cultura

Performance e cine-concerto no próximo fim-de-semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa Cultura em Expansão apresenta no próximo fim-de-semana a performance “MONITÓRIA” de Diogo Martins e Elisabete Sousa, e um cine-concerto inédito em torno da obra da realizadora alemã Lotte Reiniger. O primeiro espetáculo realiza-se nesta sexta-feira, 8 de outubro, às 19,30 horas, no Mira Artes Performativas em Campanhã; já o segundo, acontece no domingo, 10 de outubro, às 11 horas, no Auditório do Grupo Musical de Miragaia.

Criada pela dupla de artistas multidisciplinares Diogo Martins e Elisabete Sousa, “MONITÓRIA” emerge de uma inquietação relativa à interiorização do controlo e vigilância sobre os corpos, ações e intenções físicas e digitais, procurando desvendar as engrenagens que os definem e expor técnicas e estratégias de disfarce. Para isso, os autores exploram a possibilidade de um corpo complexo criptografado subclínico, capaz de iludir e se descolonizar para evitar o reconhecimento de possíveis predadores, delineando caminhos de resistência para reclamar o seu anonimato. Desta forma, tentam dar forma e dimensão ao conteúdo antropológico, social e comportamental sobre o conceito atual de privacidade através da sua abolição total momentânea para a realização de colagens escultóricas e audiovisuais e momentos performativos.

Já o cine-concerto em torno do universo criativo de Lotte Reiniger, surge de um desafio do Cultura em Expansão, a Maria Helena Restivo, que se juntou aos músicos Eduardo Serra, Jorge Castro, José Miguel Costa para compor e interpretar uma nova partitura para algumas obras da realizadora alemã. “Cinderella” (1922), “The Death-Feigning Chinaman” (1928), “The Magic Horse” (1954), ”Thumbelina” (1954) e “The Frog Prince “(1961) foram os filmes escolhidos para esta viagem entre o conto de fadas e o teatro de sombras, dirigida a todas as idades, que será apresentada em Miragaia.

Durante o mês de outubro, o Cultura em Expansão inclui ainda na sua programação as atuações de Liz Kosack e Pop Dell’Arte; a segunda apresentação do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, de Ângela da Ponte, Igor C. Silva, José Alberto Gomes e Sara Carvalho; a peça “I Could Write a Song” de Nuno Lucas, interpretada por Cláudio da Silva; o projeto OraculÁreas de Ana Rocha, com as estruturas parceiras do Cultura em Expansão e os percussionistas João Pais Filipe e Pedro Melo Alves; e a segunda sessão de Roda de Histórias de Carlos Marques e Thomas Bakk.

A entrada em todas as atividades do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

Mais informações sobre o programa, incluindo a programação completa até dezembro, podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.