Turismo

Peregrinos estrangeiros aumentam nos Caminhos para Santiago e entram pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_caminho_santiago_porto.jpg

Filipa Brito

O número de peregrinos estrangeiros aumentou em 2022 nos caminhos portugueses para Santiago de Compostela, na Galiza, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é a principal porta de entrada. Os dois caminhos portugueses, o do Interior e o da Costa, contabilizaram, no ano passado, 123.800 peregrinos, do total de 438 mil que chegaram a Santiago de Compostela, gerando receitas de 16 milhões de euros.

Os dados foram revelados, esta terça-feira, pelo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da eurorregião Galiza–Norte de Portugal (GNP, AECT), durante um seminário, no Museu do Mar, em Vigo, no qual foram apresentados os resultados do projeto de cooperação transfronteiriça "Facendo Caminho". "O importante é valorizar, do lado português, o apoio incrível que tem vindo a ser conseguido através do aeroporto", destacou Nuno Almeida, citado pela agência Lusa.

Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Este percurso está certificado, tal como o do Interior. Por altura das celebrações do Ano Jacobeu, em 2021, foi lançado um vídeo promocional dedicado ao Caminho da Costa, que atravessa a cidade.

Caminhos portugueses em segundo no "ranking" dos peregrinos

Segundo Nuno Almeida, os caminhos portugueses já ocupam o segundo lugar no "ranking" dos peregrinos que chegam à capita da Galiza, sendo que a liderança continua a pertencer ao caminho francês que, em 2022, registou 227 mil peregrinos. "Em 2022, cerca de 20 mil portugueses percorreram o itinerário religioso, sendo a quarta nacionalidade, atrás da Espanha, Itália e Estados Unidos", sublinhou.

O diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da eurorregião Galiza–Norte de Portugal referiu ainda que, no primeiro trimestre do ano, 2.831 peregrinos percorreram os dois caminhos portugueses, do total de 7.029 pessoas que chegaram a Santiago de Compostela. Já o Caminho francês registou 1.532 peregrinos.

O projeto “Facendo Caminho” nasceu, em 2020, para consolidar todas as rotas do caminho português de Santiago na eurorregião Galicia-Norte de Portugal e fomentar o seu aproveitamento sustentável, como recurso patrimonial cultural e natural transfronteiriço, capaz de gerar atividades turísticas e económicas que contribuam ao desenvolvimento socioeconómico deste território.

Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.