Ambiente

Perdas de água na rede pública atingem valor mais baixo de sempre em 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_jardim_da_agua_26.JPG

Miguel Nogueira

As perdas de água na rede pública de abastecimento da cidade do Porto atingiram, no ano passado, o valor mais baixo de sempre, com o índice de medição a cifrar-se nos 16%.

A empresa municipal Águas e Energia do Porto tem implementado diversas estratégias para reduzir cada vez mais as perdas de água na rede, diminuindo o desperdício de água tratada, denominado de “Água Não Faturada”. Para isso, tem diariamente no terreno equipas especializadas em localizar fugas de água e equipas em contínuo a reparar as avarias detetadas.

O objetivo consiste em continuar a descer o índice de perdas e, simultaneamente, aumentar a sustentabilidade ambiental e sustentabilidade económico-financeira do sistema, garantindo fiabilidade e segurança aos consumidores. A diminuição deste índice transparece, ainda, na tarifa da água, que já é uma das mais baixas do país.

A empresa apela ao contributo de todos os cidadãos para continuar a reduzir o desperdício de água potável.

Assim, quem vir alguma avaria e/ou rotura com fuga de água na via pública na cidade, pode entrar em contacto com a Águas e Energia do Porto através do 225 190 800, uma linha geral para avarias disponível 24 horas, do email geral@aguasdoporto.pt ou por mensagem através do WhatsApp para o número 967 265 870.