Cultura

Percussionista francês abre programação de maio do Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Le_Quan_Ninh_01.jpg

DR

Na próxima sexta-feira, 5 de maio, o programa municipal arranca com mais um mês de programação, com um concerto de Lê Quan Ninh na Associação de Moradores da Bouça, às 19h30.

Convidado pela Sonoscopia, o percussionista francês, um dos principais e mais influentes da atualidade, atuará a solo, dando continuidade à programação desenvolvida pelo coletivo para este polo do Cultura em Expansão.

No ativo desde o início dos anos 80, nas áreas da música contemporânea e da improvisação, Lê Quan Ninh foi um dos fundadores do Quatuor Helios, um ensemble de percussão que, entre 1986 e 2012, se dedicou à interpretação de obras de compositores como John Cage, Jean-Pierre Drouet, George E. Lewis, Kaija Saariaho, Jean-Christophe Feldhandler, Jean-Louis Charpille, Daniel Koskowitz ou Vinko Globokar.

Como improvisador, tocou com nomes como Daunik Lazro, Michel Doneda, Beñat Achiary, Dominique Regef, Paul Rogers, Frédéric Blondy ou Peter Kowald.

Em 2010, publicou o livro “Improviser Librement – Abécédaire d’une expérience”, onde aborda a sua conceção libertária do mundo e a sua relação direta com a música improvisada.

Também marcado para o próximo fim desemana, nos dias 6 e 7 de maio, é a vez do Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim estrear a sua primeira criação, “Como se nada fosse”, uma coprodução entre a MEXE Associação Cultural e o Cultura em Expansão, e que terá lugar nos Salesianos do Porto, às 21h30.

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa), no dia e local do espetáculo.

Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.