Cultura

Percursos culturais levam à primeira igreja moderna e aos lugares do cinema

  • Notícia

    Notícia

Miguel Nogueira

O primeiro exemplo da arquitetura moderna religiosa em Portugal e locais ligados ao cinema na cidade, ao longo dos tempos, são as duas propostas que o programa de percursos culturais da Câmara do Porto tem para os próximos dias.

No momento em que o país recebe o Papa Francisco em peregrinação a Fátima e quando se celebra um século dos acontecimentos na Cova da Iria, que viriam a transformar Fátima no "Altar do Mundo", o Porto parte à redescoberta da Capela de Nossa Senhora de Fátima, já nesta sexta-feira.

Situado na antiga Rua das Valas, que veio a chamar-se Rua de Nossa Senhora de Fátima devido à presença da igreja, este templo é considerado pelo historiador José-Augusto França "o primeiro facto de arquitectura moderna religiosa" no nosso país. Foi concluído em 1933 e inaugurado em 1936, albergando a Companhia de Jesus.

A perspetiva sobre esta construção pode ser agora enriquecida com um outro olhar além do religioso, através da orientação da arquiteta e mestre em História da Arte Domingas Vasconcelos, pelas 14,30 horas de amanhã, numa iniciativa da Divisão Municipal de Museus e Património Cultural.

Dias do Cinema

O programa de Percursos Culturais é depois retomado na próxima terça-feira, dia 16, sob o tema "Dias do Cinema no Porto".

A iniciativa tem início às 14,30 horas na Rua das Carmelitas (Clérigos), frente à loja "A Vida Portuguesa", e propõe um itinerário pelos lugares de produção e exibição de películas/filmes nos primórdios do cinema na cidade, desde os finais do século XIX até 1947.

Orientado pela técnica municipal Isabel Andrade Silva, este percurso contemplará as referências que vão desde o cinema documental e publicitário até à construção do Cinema Batalha, cuja reabilitação está em vias de avançar por decisão municipal.

A participação em qualquer destas propostas tem um custo de 3 euros.

O bilhete para a visita à Capela de Nossa Senhora de Fátima pode ser adquirido aqui e o relativo aos "Dias do Cinema" pode ser adquirido aqui

Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.

Saiba o que a programação de percursos culturais reserva ainda para este segundo trimestre clicando aqui.