Percurso de Orientação combina com passeios turísticos abertos a todos
Notícia

João Queirós
A quinta sessão em 2018 do Orientação na Baixa acontece já no próximo sábado, 8 de setembro, logo pela manhã, a partir das 10 horas, com partida e chegada na Praça de D. João I.
A iniciativa combina a modalidade desportiva de orientação pedestre com os passeios turísticos e volta a apresentar um percurso com passagem por alguns dos monumentos e locais mais emblemáticos da Baixa do Porto.
O percurso é dinamizado com a aplicação digital Framie, desenvolvida por estudantes da Universidade do Porto, uma app que permite aos participantes construir no seu telemóvel uma coleção digital com fotos de vários pontos do trajeto. O desafio é completar esta espécie de caderneta de cromos, que permite guardar a informação recolhida durante o percurso.
A atividade, organizada pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos, em parceria com a PortoLazer, pretende ser uma forma de aprendizagem da modalidade, em comunhão com a cultura e o turismo. Para que a participação seja possível a qualquer pessoa, independentemente do grau de conhecimento e experiência em percursos de orientação, há a possibilidade de a atividade ser acompanhada por monitores.
A participação é gratuita, mas requer inscrição online.