Sociedade

Percurso cultural une os moinhos do rio Tinto entre Pego Negro e Azevedo

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_obras_rio_rinto_23.JPG

Miguel Nogueira

O ciclo municipal de Percursos Culturais promove, já amanhã, uma visita a núcleos rurais da zona de Campanhã, que inclui a Muralha da Circunvalação.

Orientado pelo arquiteto Francisco Sousa Rio, investigador na área de estratégias para a salvaguarda do património da cidade, o percurso "Os moinhos do Rio Tinto em Campanhã, de Pego Negro e Azevedo" tem início pelas 15 horas desta sexta-feira junto à ponte sobre o Rio Tinto, na Rua do Pego Negro, 750.

A partir deste núcleo rural que conserva as suas características, o itinerário vai explorar os aspetos paisagísticos das encostas e vale do Rio Tinto, que se encontra em recuperação ambiental como resultado de uma parceria entre as câmaras do Porto e Gondomar.

Será, também, ocasião para abordar aspetos da exploração agrícola e semi-industrial de casais e moinhos daquela zona, bem como a presença marcante da Muralha da Circunvalação.

O trajeto segue depois pelos lugares de Tirares e Ribeirinho, para terminar no lugar de Campo, em Azevedo.

A inscrição tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online.

Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.