Cultura

“Percorrer o tempo” convida a conhecer o Caminho de Santiago sem sair da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Percorrer_o_Tempo_Visoes_Contemporaneas_Caminho_01.JPG

DR

O Parque da Cidade do Porto acolhe, de 13 de setembro a 16 de outubro, uma exposição que oferece uma visão multifacetada e contemporânea do Caminho de Santiago. A iniciativa junta 10 artistas nacionais e internacionais na releitura de um percurso com forte teor histórico, turístico e religioso.

A exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho” celebra o Xacobeo 21-22 e surge de uma parceria da Fundação La Caixa com a Xunta da Galiza. Para a concretização desta mostra, 10 artistas foram desafiados a criar visões sobre o Caminho de Santiago, a partir da fotografia – técnica que serviu como base para a escolha dos 10 nomes a integrarem a exposição.

O fotógrafo português André Cepeda ficou responsável pelo caminho português, ao qual se juntaram os artistas galegos Carla Andrade, Luís Díaz Díaz, Iván Nespereira, Bandia Ribeira e Lúa Ribeira, à inglesa Olivia Arthur, ao francês Michel Lebelhomme e a Cristina de Middel e Miguel Ángel Tornero.

Este grupo percorreu e retratou os diferentes troços que compõem o Caminho de Santiago, com “referências muito diversas, desde perspetivas históricas a desconstruções modernas”. “É também apresentada uma conceção ampla do ato de caminhar, do percurso pelo território até uma visão contemporânea da peregrinação”, assume a organização, em comunicado.

A exposição ficará instalada em seis contentores de transporte marítimo, funcionando um deles como posto de informação e os restantes como salas de projeção. Em parceria com a Câmara do Porto, e depois de ter iniciado o percurso internacional em Roma, a mostra estará aberta para visita até 16 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 11 às 19 horas. A entrada é livre.

Paralelamente, haverá ainda um workshop no Reservatório, no Museu da Cidade, nos dias 13 e 14 de setembro, das 9h30 às 13h30, e uma conferência do autor André Cepeda sobre este projeto, no dia 14 de setembro, a partir das 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A conferência é aberta a todos os interessados.