Educação

Pequenos judocas mostram habilidades ao atleta olímpico Nuno Delgado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os alunos das quatro turmas do pré-escolar da Escola Básica da Torrinha tiveram, na tarde desta terça-feira, uma aula de judo na presença do campeão olímpico Nuno Delgado e do vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

A iniciativa marcou o encerramento da atividade “Judo Transforma”, inserida no projeto municipal “Formar Campeões para a Vida”, dirigido às crianças da educação pré-escolar da rede pública de escolas do concelho, projeto do qual a Escola de Judo Nuno Delgado é parceira do Município.

O projeto tem como objetivo treinar “campeões para a vida”, através de sessões semanais gratuitas de 45 minutos, durante o ano letivo. A atividade está a decorrer em 41 escolas (de 14 agrupamentos de escolas), 84 turmas e abraça aproximadamente 1730 crianças.

Depois do aquecimento, os pequenos judocas, orientados pelos mestres, dividiram-se pelas quatro estações de atividades, de forma a mostrarem as habilidades adquiridas. No final, seguiu-se um momento de meditação “mokuso” e a saudação final.

O projeto “Formar Campeões para a Vida” é desenvolvido no âmbito das parcerias para o impacto, implementando e integrando ações que promovem os princípios formativos do Judo, num equilíbrio entre a mente e o corpo, estimulando o desenvolvimento da atenção, concentração e reflexão mental. Assenta na obediência aos princípios formativos do Judo, modalidade olímpica desde 1972 e recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes.