Ambiente

Peixes regressam à Ribeira da Granja

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ribeira_da_granja_01.JPG

DR

Décadas depois do seu desaparecimento, os peixes estão de volta à Ribeira da Granja, a maior linha de água da cidade do Porto. A libertação está marcada para este sábado, às 15,30 horas, na zona da Quinta do Rio.

Um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (CIMO), em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara do Porto, e a empresa municipal Águas e Energia do Porto pretendem recolonizar a Ribeira da Granja com peixes autóctones da fauna portuguesa.

Esta ribeira, que atravessa o concelho de Norte a Sul, tem vindo a ser alvo de várias intervenções municipais de reabilitação e requalificação, levadas a cabo pela Águas e Energia do Porto, e os investigadores Manuel Lopes-Lima, do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, e Amílcar Teixeira, do CIMO, especialistas em habitats de água doce, acreditam que apresenta, neste momento, condições ecológicas para acolher uma população de ruivacos (Achondrostoma oligolepis), um pequeno peixe autóctone português.

Aproveitando o programa preparatório da edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores e a convite da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, a ação de libertação de vários exemplares desta espécie vai decorrer neste sábado, 18 de setembro, às 15,30 horas, na zona da Quinta do Rio. O objetivo é contribuir para fomentar o restabelecimento do equilíbrio ecológico numa área junto à Escola Básica 2/3 do Viso, na freguesia de Ramalde, que foi sendo sujeita a medidas de reabilitação ao longo dos anos, incluindo o desentubamento, em 2011, e recuperação da envolvente, até 2017.

O público está convidado a participar da ação, e assim ter a oportunidade de interagir com os investigadores.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e apoiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que decorre anualmente desde 2005.

Local: Troço reabilitado da Ribeira da Granja junto à Quinta do Rio (GPS: 41.17707480972845, -8.640541990501934)