Política

Pedro Baptista foi evocado na Assembleia da República com voto de pesar

  • Notícia

    Notícia

#mno_Pedro_Rocha_Baptista_oficial.jpg

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Pedro Baptista, deputado municipal do Porto pelo movimento "Rui Moreira: Porto, o nosso partido" e antigo deputado àquele parlamento, que morreu no passado dia 20 com 71 anos.

O voto de pesar, tal como já tinha feito o Executivo Municipal do Porto logo no dia 24, enfatiza a combatividade política e de cidadania de Pedro Baptista, que é recordado pelo PS - autor da proposta de hoje - como o representante "de uma geração que nas artes e nas letras, na agitação estudantil e nos movimentos populares operou a rutura mais radical com a cultura dominante de resignação e subserviência que perdurou até ao fim da ditadura".

"Uma vida intensa de combate pela liberdade, contra o fascismo e contra a guerra colonial", destaca o voto parlamentar, recordando a prisão e tortura pela PIDE, em 1973, seguida de deportação para Angola.

O deputado municipal era atualmente comissário geral das Comemorações dos 200 anos da Revolução Liberal do Porto, iniciadas precisamente no dia da sua morte.

Recorde a última intervenção de Pedro Baptista na Assembleia Municipal do Porto e leia a entrevista que deu poucos dias antes de falecer ao "Porto.".