Sociedade

Peças da farda de D. Pedro IV em vias de classificação

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

fib_Exposicao_D_Pedro_A_Independencia_Brasil_Porto_23.JPG

Filipa Brito

A abertura do procedimento de classificação das peças da farda de D. Pedro IV, usadas durante o Cerco do Porto, e pertencentes, em parte, às coleções da Câmara Municipal do Porto, foi publicada em Diário da República. Da lista fazem parte o dólman, o colete, o barrete (boné), a espada e o respetivo boldrié, peças de vestuário e acessórios militares, outrora pertencentes ao monarca e oferecidos ao Município do Porto.

A farda de D. Pedro esteve, recentemente, exposta no átrio dos Paços do Concelho, na mostra "D. Pedro. A Independência do Brasil e o Porto", que integrou documentação variada, como gravuras, quadros a óleo, uniformes, armamento, moedas, partituras, entre outras peças.

A exposição, que recebeu mais de 25 mil visitantes, foi comissariada pela professora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto (U.Porto), Conceição Meireles Pereira, contou com o apoio científico do CITCEM – Centro Interdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Os elementos relevantes do processo (fundamentação e despacho) estão disponíveis na página eletrónica da Direção-Geral do Património Cultural.