Urbanismo

PDM com nova plataforma online

  • Notícia

    Notícia

#mno_reabilitacao_urbana.jpg

A revisão do PDM já pode ser acompanhada online. O novo sítio coloca ao dispor dos munícipes informações sobre este processo, e apela à participação ativa de todos.

Manuel Correia Fernandes, responsável pelo pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto revelou hoje, em reunião de câmara, que já está disponível online um sitio dedicado exclusivamente à revisão do Plano Diretor Muncipal. Para tal basta aceder a http://www.cm-porto.pt/pdm.

O PDM do Porto actualmente em vigor foi publicado em 2006. O Relatório de Estado do Ordenamento do Território (REOT) - cujas conclusões foram conhecidas no primeiro trimestre do ano passado - identificou tendências nas dinâmicas socias, culturais, ambientais e económicas do concelho que alteraram o quadro de referência que esteve na base do actual PDM, o que também sustenta a necessidade da sua revisão.

O novo PDM, que está a ser alvo de escrutínio público, terá como objetivo o desenvolvimento de uma nova visão de cidade para os próximos anos. Por este motivo, o lançamento desta nova plataforma online mostra-se de grande importância para impulsionar a participação ativa dos diversos atores locais e da população em geral.

A plataforma tem uma área reservada para a participação da comunidade - Como Participar - onde o munícipe pode dar o seu contributo para o PDM, seja através da participação em inquéritos ou do envio de sugestões.

De salientar que o PDM é um instrumento fundamental na gestão municipal, que define a estratégia de
desenvolvimento e o modelo territorial da cidade, incluindo as principais opções a tomar quanto à localização de equipamentos e de infraestruturas. Desta forma, a Câmara do Porto, através desta aplicação online pretende cimentar as bases de um processo participativo, que englobe as sugestões da comunidade.