Cultura

Pavilhão "Porto." mostra uma cidade inteira no NOS Primavera Sound

  • Notícia

    Notícia

Quem entra nos pórticos do recinto do festival, no Parque da Cidade, deve virar à esquerda para "visitar" toda a cidade. O "Porto." mostra-se dentro de um pavilhão no NOS Primavera Sound, onde o "ponto" - da reconhecida marca - encerra os equipamentos mais emblemáticos da cidade.

O "Pavilhão Porto." é uma das novas atrações que estão à espera dos festivaleiros da oitava edição do NOS Primavera Sound, que abre portas já nesta quinta-feira para três dias de muita música, inaugurando assim a temporada oficial dos festivais de verão em território nacional.

"Este ano, quisemos mostrar um Porto multifuncional, um Porto que é a junção entre a tradição e a inovação, aquilo que temos de mais único. O Pavilhão mostra muito aquilo que é a cidade hoje em dia", explicou Ricardo Valente, vereador com os pelouros da Economia, Turismo e Comércio na Câmara do Porto.

Ao entrar no "Pavilhão Porto.", o visitante é convidado a conhecer nos vários corners o universo municipal: o Pavilhão da Água promove experiências interativas; a Cultura apresenta-se em Expansão e através do Teatro Municipal do Porto; o Bolhão mostra-se sob a forma de Mercado Temporário, onde se procura recriar simbolicamente a venda de frescos com a oferta de fruta.

Tendo em conta o público maioritariamente jovem e de diferentes nacionalidades como uma presença assídua do festival, a iniciativa municipal PortoForTalent.com tem um corner para divulgar a oportunidade de realização de estágios em empresas de base tecnológica instaladas na cidade.

Há também uma "Sopa de Letras" em formato XL, onde cada um procura as palavras que definem a razão (ou razões) pela qual vive ou visita o Porto.

A marca "Porto." - que dá nome ao pavilhão - apresenta-se ainda em painel com a sua malha identificativa, que possibilita a cada festivaleiro desfrutar da oportunidade de desenhar um novo "ícone" representativo da identidade portuense.

Fazendo jus à arte de bem receber, há ainda um jogo que permite aos participantes ganharem brindes alusivos à cidade, como por exemplo bilhetes para espetáculos no Teatro Rivoli ou produtos de merchandising.

Numa lógica ambientalmente sustentável, à semelhança do próprio festival que, na edição de 2018, foi distinguido com o "Sê-lo Verde", o "Pavilhão Porto." usa uma estrutura interna construída com materiais reciclados. A olho nu, o visitante vai poder ver um conjunto diverso de plantas, todas produzidas no Viveiro Municipal, em Campanhã, que tem ajudado a espalhar o verde e a reflorestar não só o Porto, mas toda a Área Metropolitana.

Na envolvente exterior do pavilhão, existe uma área lounge onde foram instalados baloiços e redes de descanso, que convidam a relaxar e a conviver entre amigos.

O "Pavilhão Porto." vai funcionar deste a abertura de portas até às 22 horas e tem acesso para cidadãos com mobilidade reduzida.

O NOS Primavera Sound decorre desta quinta-feira, dia 6, até à madrugada do dia 8, no Parque da Cidade do Porto, e apresenta mais de 70 concertos distribuídos pelos cinco palcos do recinto.