Desporto

Pavilhão Municipal do Lagarteiro recebe jogos do Campeonato Nacional de Goalball

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_ANDDVIS_goalball_01.JPG

DR

Este sábado, o Porto recebe o Campeonato Nacional de Goalball, no Pavilhão Municipal do Lagarteiro. É a quinta jornada da prova e decorrerá entre as 11 e as 16,30 horas.

As regras podem ser complicadas para quem não esteja familiarizado com este desporto paraolímpico, mas há uma que é geral a todos os que quiserem assistir (a entrada é gratuita): silêncio total, exceto nos aplausos. A perceção auditiva é fundamental para os atletas.

Três equipas da cidade integram o Campeonato Nacional de Goalball – ACAPO Porto, CCD Misericórdia do Porto e Futebol Clube do Porto. A organização é da Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual (ANDDVIS) e conta, nesta jornada, com o apoio da empresa municipal Ágora, Cultura e Desporto.

O goalball dirige-se a atletas com diferentes graus de deficiência visual. Todos usam tampões oculares e viseiras opacas para garantir que competem em pé de igualdade. E é através do tato que têm a perceção espacial do campo, cujas linhas estão marcadas com fio de sisal e fita. As equipas misturam atletas de ambos os sexos (três titulares e três suplentes). As partidas têm uma duração de 24 minutos, dividida em duas partes de 12.

Calendário da 5.ª jornada (Pavilhão Municipal do Lagarteiro):
11 horas
: Futebol Clube do Porto – Sporting Clube de Portugal
12,15 horas: ACAPO Porto – CD Cova da Piedade
13,30 horas: AJ Pina – Futebol Clube do Porto
14,45 horas: CCD Misericórdia do Porto – Clube Atlético e Cultural
16 horas: ACAPO Porto – AJ Pina